segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Kind Of Blue - Miles Davis


Este álbum é sem dúvida um dos melhores da história do jazz.Foi lançado em 1959 e foge do estilão hard-bop, cheios de progressões incomuns de acordes e improvisação, rotineiros dos discos anteriores de Miles Davis.Dessa vez todos os músicos possuiam uma partitura para seguir (apesar de existir algumas improvisações).

Um ponto importantíssimo sobre o disco é a perfeita "escalação" dos músicos.Temos presentes:
Miles Davis - trompete
Julian "Cannonball" Adderley - saxofone alto
Paul Chambers - contrabaixo
Jimmy Cobb - bateria
John Coltrane - saxofone tenor
Bill Evans - piano

A primeira música é So What,dividida em duas partes:uma mais rápida no começo,marcada pela simples e impactante linha de baixo de Paul Chambers.Depois vem uma parte mais devagar, com uma "briga" entre Miles, Cannonball e Coltrane.
Posteriormente vem Freddie Freeloader trabalhada em cima de um típico blues, com deliciosas melodias criadas por Bill Evans.
O disco termina com Flamenco Sketches, escrita por Evans.Ao passar a partitura aos músicos, cada uma vinha com um bilhete: improvise pouco e somente em cima destas escalas, senão sem pagamento!!

Este álbum é tão sensacional que não influenciou apenas músicos especializados em jazz, mas também muitos rockeiros e blueseiros.Muitos Músicos dos anos 60/70 citam este disco como uma de suas grandes inspirações para improvisar.
Artistas como Duane Allman, Richard Wright, Quincy Jones e Chick Corea dizem que apesar do disco ter 51 anos, parece que acabou de sair do forno.

Kind Of Blue está na lista dos 1001 discos para se ouvir antes de morrer, além de ser considerado um dos 10 discos mais importantes da história do jazz pela revista Billboard.

O download que deixarei aqui para vocês é o da edição comemorativa de 50 anos, cheio de extras e out-takes!

Download do disco

Abraços obesos!

Um comentário:

  1. Quala senha para abertura, pois o arquivo esta encriptado.

    ResponderExcluir