quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Jorge Ben Jor - Acústico MTV (2002)

Os acústicos MTV são geralmente albúns de uma qualidade surpreendente, principalmente os do Brasil. Não importa a banda, se for uma das piores bandas nacionais e você for comparar o acústica da mesma com algum Unplugged de uma grande banda norte-americana, você vai achar a sonoridade do nosso disco brazuca infinitamente mais rico.
E isso você pode comprovar ouvindo o acústico MTV de Jorge Ben, lançado em 2002. Um show tão extenso e completo que teve que ser dividido em dois discos para se poder ouvir toda a qualidade do samba, funk, samba-rock, maracatu, bossa nova e tantos outros estilos que esse nosso cantor e compositor nos proporciona nesse albúm espetacular.
Nessa apresentação, Jorge Ben toca seus maiores sucessos que obteve ao longo da carreira, como "Take it easy my brother Charles", "País Tropical", "W-Brasil", "Taj Mahal" e "Filho Maravilha"..e também toca outras canções menos conhecidas de sua carreira, intercalando todas entre ambos os discos.

Cada um dos dois discos possui uma banda de apoio acompanhando o compositor. O primeiro disco contém a banda que excursionou internacionalmente e gravou com Ben Jor nos anos 70, a Admiral Jorge V. Essa parte do show, que abre com "Jorge de Capadócia", me pareceu com um pouco mais de balanço e com um som mais pesado e puxando bastante para o samba-rock, nome que o cantor adora usar.
No primeiro disco ainda temos músicas como "O vendedor de bananas", "O circo chegou", "Take it easy my brother Charles", entre outras, e todas embaladas com a voz suave e o violão tranquilo de Jorge Ben.

O segundo disco deste acústico MTV memorável contém a participação da "Banda do Zé Pretinho", grupo que está com Jorge Ben desde sempre praticamente, durante quase toda sua carreira. Esse último lado da apresentação tem bastante balanço também, mas com um som com menos peso, uma sonoridade mais melodiosa e com ênfase para o samba-rock também, mas temos um pouco de funk envolvido. Pra falar a verdade, é bem difícil tentar decifrar quantos estilos estão envolvidos em cada lado do disco e qual desses prevalece em cada albúm, Jorge Ben gosta de misturar tudo em suas músicas de um jeito que não causa nenhum choque no ouvinte. Sempre consegue ligar uma canção na outra, mesmo que as atmosferas sejam bem diferentes.
Nessa parte do show, Jorge Ben Jor proporciona um repertório perfeito e completo de clássicos como "País tropical", "Mas que nada", "W-Brasil", "Filho maravilha" e fecha esse riquíssimo disco com a longa e recheada de improvisos de todos os instrumentos presentes, "Taj Mahal".
O músico quis intercalar mais de uma música em cada faixa, os famosos "medley". Os medley se concentram nesse segundo albúm em particular e agrupam duas ou mais canções como em "Por causa de você, menina/ Chove, Chuva", "Menina mulher de pele preta/ O telefone tocou novamente" e "País tropical/ Spyro Gyro"

Enfim, esse acústico MTV, como muitos outros nacionais, é um disco muito rico musicalmente e que vai com certeza deixar os que pensam que "música brasileira é um lixo" com a boca aberta. Sem falar que ainda temos a simpatia de Jorge Ben misturada com músicas, bandas, músicos, composições e melodias perfeitas! Então, por favor, faça o download do albúm e comece a apreciar cada vez mais a nossa música!

Abraços obesos!

Download do disco - Parte um
Download do disco - Parte dois

"Salve simpatia! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário