quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Rush - Hold Your Fire (1987)

O Bruno postou ontem um vídeo no vlog dele falando do "Moving Pictures" e agora eu vou falar de outro disco dessa banda que é uma das mais influentes de toda a música, a "santíssima trindade do rock", RUSH!
Não vou escrever uma biografia muito detalhada deles, só falar que é uma banda canadense formada em 1968 pelo baixista Geddy Lee, o guitarrista Alex Lifeson e o baterista John Rutsey. Depois do primeiro disco deles, "Rush", John saiu da banda devido a motivos de saúde e no lugar dele entrou o mundialmente conhecido, o "The Professor", Neil Peart, e desde então a banda vem lançando pérola atrás de pérola, todas merecedoras de um espaço nesse blog..mas temos muitos outros discos pra postar aqui xD.

Nesse post vou falar sobre um disco deles lançado em 1987, quando a banda estava no auge de sua fase "eletrônica" e abusavam dos teclados e sintetizadores (coisa que não agradava nadinha ao guitarrista Alex Lifeson). Essa fase é considerada por muitas pessoas a melhor de suas carreiras, mas outra grande parte dos fãs acham essa fase absurdamente insuportável e preferem a fase mais pesada e "crua" da banda. Eu, pessoalmente, acho que tudo o que eles fazem é incrivelmente foda e merecem destaque igualmente.
Na primeira faixa, "Force Ten", você começa ouvindo sons de britadeiras e de trabalhadores em uma obra, logo a música começa com a voz aguda de Geddy e um baixo continuo (que permanece por todos os versos) e no refrão há uma parada onde escuta somente sintetizadores ao fundo, a voz de Lee em primeiro plano e Neil marcando o tempo.A música, como em todo o albúm, tem um ar 100% anos 80 por causa dos sintetizadores e da guitarra com efeitos, uma ótima música do albúm.
O albúm tem continuação com uma das mais bonitas músicas do albúm e um dos maiores sucessos do Rush, "Time Stand Still', que abre com um riff muito marcante e ao mesmo tempo bem tranquilizante de Alex na guitarra. Nessa faixa temos o uso de sintetizadores reduzido e a guitarra é que prevalece durante ela. O refrão é maravilhoso, Geddy divide os vocais com uma voz feminina (que ainda não descobri quem é) e que dá um toque lindo e bem original na música, a letra também não deixa nada a desejar nesse clássico do disco.
"Open Secrets" tem uma introdução instrumental muito bem feita, com o baixo de Geddy em evidência com suas linhas impossíveis de serem copiadas, nessa música, que não é uma das mais conhecidas mas não deixa de ser ótima, os sintetizadores voltam ao fundo para irritar Alex um pouco mais hahahaha.
O disco segue com a calma "Second Nature" e logo depois temos "Prime Mover" que conseguiu nivelar sintetizadores, guitarra, baixo, bateria e o peso de modo incrível, uma melodia maravilhosa e fascinante e é difícil acreditar que só 3 caras fizeram isso.
"Lock and Key" tem uma abertura bem interessante de sintetizadores, acredito eu, e tem novamente um equilíbrio bem legal, mas vou pular pra uma das melhores do disco, "Mission" começa com um orgão tocando e entra a voz de Geddy Lee cantando bem suavemente até que a banda inteira entra junta e aí é só aproveitar a junção dos mestres, a bateria nessa música tem um peso muito legal e casa com o baixo muito bem, a guitarra nessa música faz algumas frases na maior parte, mas  nas horas que Alex entra com a base, ela tem um peso bem forte  junto com o sintetizador e o que se sobressai mesmo é o baixo de um modo bem sutil. O solo que fecha a música, apesar de curto, é muito marcante e é bonito pra cacete..uma pena que não fosse mais longo.
Agora vem a minha preferida do disco, ainda mais para um baixista. "Turn The Page" começa com o baixista/vocalista fazendo acordes no instrumento e a música entra com sintetizadores, guitarra e bateria tudo junto e, quando a voz entra, a única coisa que você consegue perceber é na linha impecável que Lee criou no baixo para essa música, o refrão da música martela na sua cabeça de modo incessante e no final a música começa a dar uma acelerada e acaba subitamente, fazendo você coloca-la para ouvir mais umas 3 vezes.
'Tai Shan" começa com um ar todo chinês e a música se revela mais tranquila e acho que é a mais "parada" do albúm, com muuuitos sintetizadores (deve ser a que eles mais usaram também), a guitarra só aparece para fazer as bases, assim como baixo e só a bateria toca durante a música inteira. Se você ouvir essa música deitado, você certamente dormirá! hahaha.
O disco fecha com "High Water" que tem uma introdução mais demorada, mas nada muito "progressivo", segue o mesmo estilo de "Tai Shan" só que sem aquele toque oriental, a guitarra base tem bem mais espaço nessa música e vem com um peso bem interessante e fecha esse que, para muitos, é um dos grandes discos do Rush.

Download Do Disco

Abraços Obesos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário