sábado, 9 de outubro de 2010

Homenagem a John Lennon


Hoje (agora ontem xD) se completariam 70 anos do ex-beatle John Lennon, que foi assassinado por um fã em 8 de dezembro de 1980. Sem sombra de dúvida, foi um dos artistas mais importantes e com mais força de voz do século XX.

A carreira musical começou com a formação da banda "The Quarryman", uma banda de skiffle, que inicialmente só contava com a participação de Paul McCartney (Lennon ficou com medo no começo, pois Paul era mais talentoso que o resto da banda, desavença que foi vencida posteriormente). Depois, cansado do skiffle, percebeu que sua praia era o bom e velho rock and roll. Na mesma época, George Harrison entrou para a banda. Chegaram até a gravar um acetato de 78rpm na época.

Com os Beatles, contou inicialmente com Stuart Sutcliffe, depois Tony Sheridan e finalmente, Ringo Starr na bateria. No começo da banda, a maioria das composições do grupo eram feitas por ele, mas assinadas por Lennon/McCartney. Estava evidente quem seria o líder da banda.

Devido à morte do empresário dos Beatles, Brian Epstein, em 1967, Paul começou a tomar o controle sobre a banda. O fracasso financeiro da Apple Corps, empresa criada pela banda, a presença constante de Yoko Ono nos estúdios de gravação e a procura conflituosa de um novo empresário, fizeram com que principalmente John e Paul tomassem lados opostos. Durante as gravações o clima estava cada vez mais tenso. Em 1970, Paul McCartney anunciou o fim dos Beatles. Logo após a separação, John deu uma entrevista à Revista Rolling Stone, onde mostrou ressentimentos relacionados a Paul McCartney e aos Beatles. Segundo ele, os Beatles tratavam Yoko Ono com hostilidade e, quando Paul tomou o controle da banda, eles começaram a rodar em círculo.


Começa aí a carreira solo de Lennon. Apesar de ter lançado dois álbuns com Yoko Ono ainda durante sua permanência nos Beatles, os discos não obtiveram sucesso. A gravação da canção "Give Peace A Chance" em 1969, contra a Guerra Do Vietnã, marca a transformação de Lennon em um ativista anti-guerra. Em 1970, lança o Plastic Ono Band (chamado de John's Soul no Japão) e continua o sucesso já conseguido anteriormente com os Beatles. John Lennon fala do abandono da mãe e do pai na canção "Mother". Na canção "God" John diz a famosa frase "O Sonho Acabou", em referência aos Beatles, e afirma ainda não acreditar nos Beatles nem em Jesus.

Posteriormente, lançou o álbum Imagine, cuja faixa título é um hino à paz no mundo. Nesse disco, ainda permanecem críticas aos Beatles/Paul McCartney, como na canção "How Do You Sleep", na qual diz que Paul apenas faz músicas que tocam em elevador.
Em 1973 lançou Mind Games, marcado por sua separação com Yoko. No ano seguinte lança o brilhante álbum Walls and Bridges, com canções como "#9 Dream" e "Whatever Gets You Thru The Night", esta com a participação de Elton John. Lennon havia apostado com John que a música não faria sucesso e que, se estivesse errado, iria ao palco para apresentar a canção. Dito e feito. Subiu no palco com Elton John no Madison Square Garden, para sua última apresentação ao vivo.
No ano seguinte, John lançou o álbum Rock And Roll, que apresentava suas versões cover para os rocks antigos que ouvia na sua adolescência. Conseguiu fazer sucesso com a canção "Stand By Me".
Em 1980 gravou seu último disco, Double Fantasy, no qual dividia as composições com Yoko Ono. Meses depois, foi assassinado na porta de um hotel por um fã.

Morre a pessoa, mas permanece a lenda ((ºJº))...

Para não perder o costume,vou deixar o Download do 1º disco de Lennon, na minha opinião o melhor de sua carreira.

Download do disco

Abraços obesos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário