quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Reel Big Fish - Turn The Radio Off (1996)

Finalmente vou postar uma banda de Ska aqui!
O Reel Big Fish é uma banda de Ska Punk formado no começo dos anos 90, na Califórnia, e começaram a fazer bastante sucesso após o lançamento do disco "Turn The Radio Off", em 1996.

E nesse post falarei exatamente desse disco que, como algumas banda de ska e surf music, tem uma mistura de trompete e guitarras que te deixa alucinado e muda totalmente o estilo da música, e pra melhor! (até aqueles pais mais chatos talvez gostem!!)
Como o disco tem muitas músicas, vou comentar só algumas porque se for falar de todas, termino o post depois do segundo turno.
De cara temos "Sell Out" abrindo o disco, riffs de guitarra e os metais se fundem de um jeito bem melodioso nessa música que foi um dos hits que colocou o RBF no mapa com esse disco preferido dos fãs de ska. Um refrão bem grudento e uma música bem pesada para o estilo, uma das melhores do disco e da banda.
Na sequência temos "Trendy", que abre com os vocais e uma riffzinho de fundo que com certeza vão martelar dentro de você pra sempre! hahahaha. Mais uma vez temos bastante destaque dos metais nas partes instrumentais e vários vocais altos e guitarras distorcidas nos versos e refrões, uma pena a música ser tão curta como todas as outras do albúm. Em média, todas tem entre 2 e 3 minutos =/
"Join The Club" é metade mais lenta e a outra metade ela vai acelerando. No começo dela temos uma guitarra dedilhada e um vocal feito naqueles microfones de gaita (me parece) e depois entram os trompetes com guitarras distorcidas e a música vai acelerando junto com os vocais, até que começa, novamente, a ficar mais lento com os metais e ela fecha no meio termo entre rápido e lento.
"She Has A Girlfriend Now" tem o mesmo esitlo das outras, mas agora com um vocal feminino entre os masculinos que com certeza se destaca dos outros é uma ótima música, novamente curta (3 minutos) e com solos dos metais com todo um swing do cacete. Tudo se casa perfeitamente nessa música.
"Snoop Dog, Baby"  muita boa, com riff pesados no começo e no meio da música feito pelos metais e com arranjos mais lentos durante a canção. Muito boa a música.
"Beer" tem uma guitarra no começo que me lembra bastante algumas bandas de ska nacionais e não tem muito a presença dos metais, essa é mais baixo, guitarras, vocais e bateria..e com um fundo de trompetes que dão um toque. Nessa temos solos de guitarra (não é muito comum no albúm)
"241" é uma música quase que inteiramente de metais e parece que foi pra compensar a ausencia dos mesmos em "Beer" hahaha...mas a música é muito boa, muito bem tocada e arranjada, até os headbangers chatões vão pagar um pau pra essa. Essa é o contrário das outras, que são a música com os metais ao fundo..nesse são os metais com uma música de fundo (apesar que, se fosse só os metais, não faria falta o resto).
Seguindo "241" temos outra que o a introdução me lembra um pouco as bandas nacionais de ska, "Everything Sucks" tem um refrão bem agitado e vocais cantados bem rápidos (ta bom que quase todas tem os vocais cantados bem rápido)
Depois de "Everything Sucks" temos a melhor (e mais curta) música do disco e da banda "SR" tem um riff de guitarra que nem vou comentar, simples e completamente "viciante". Todos os instrumentos tem um peso maior que na outras músicas, até mesmo os vocais..os riffs nos metais se repetem por toda a música e a mescla deles com os outros instrumentos parece até que é novidade, apesar de você ter ouvido metade do disco nesse mesmo esquema, "SR" é diferente e com toda certeza merece um grande destaque, o único problema dessa música é que tem apenas 1:27 min! Se você procurar pelas versões ao vivo dessa música, você vai ver que eles deixam ela com mais de 9 minutos algumas vezes e conseguem melhora-la de um jeito que o fará com toda certeza favoritar o vídeo e tentar baixar bootlegs e albúns ao vivo da banda...tudo por causa de uma música!!  (eu mesmo só enquanto postava sobre essa música, a ouvi 4 vezes!!)
Depois de uma música marcante como "SR", você pensa que o disco já perdeu a graça e que já usaram todas as artimanhas que podiam usar e agora é só encher linguiça. No fucking way..agora teremos a pesadíssima "Skatanic" que tem um baixo com um timbre incrível e metais que deixam num ar um clima de suspense.
"All I want is more" quando você ouve, a primeira coisa que te vem na cabeça é um half pipe cheio de gente andando de skate e ouvindo essa música que com certeza é a mais "ska" do disco. Muito boa também, é claro.
"Nothin'" tem uma um riff bem sossegado que te engana quando uma música muita rápida começa do nada com vocais bem apressados e uma bateria com uma batida bem pesada, solos de guitarra que antecedem uma parte da música bem calma e que lembra até um pouco o reggae no começo.
"I'll Never Be" divide partes de bastante peso e outras bem mais melodiosas, como na parte dos vocais e metais. "Alternative, Baby" também tem uma introdução com muitos metais e quando chegam as vozes, novamente, só as guitarras com bateria e baixo. Essa é outra que vale destacar porque a mistura dos riffs de metais com os de guitarra se casam muito bem mesmo.
"Off" encerra o disco e é uma música MUITO estranha! Durante 2:30 min dos seus 4:00 min de duração, ela fica no completo silêncio e quando se começa a ouvir alguma coisa de fato, começa um violão que me parece bem distorcido com uma voz cantando a música, e tudo isso com uma qualidade daquelas gravações caseiras, apesar de ser muito diferente, a música também é boa, apesar de ter menos de 1 minuto, é legal sim e fecha o disco muito bem com a frase "Turn The Radio Off".
Bom, recomendo a todo mundo esse disco de ska e sempre que eu achar outras coisas boas da banda, postarei por aqui.

Abraços obesos!

Download do disco

P.S 1 : Nem todos os albúns disponibilizados para download contém a última faixa que citei
P.S 2: Eu falei que não ia comentar todas as faixas..mas acabei comentando todas hahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário