quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tim Maia - Racional (1975)


"Tim Maia Racional" foi lançado originalmente em 1975, quando o músico fazia parte da cultura racional, seita cujas idéias de "desenvolvimento do raciocínio" são divulgadas nos livros "Universo em Desencanto". Para lançar o álbum, o cantor criou sua própria gravadora, a Seroma (abreviação de seu próprio nome, Sebastião Rodrigues Maia).
Esse álbum é,sem sombra de dúvida,um dos melhores do saudoso Tim.Ele( e todos os músicos envolvidos) estavam numa fase de não beber,não se drogar e viver apenas de amor.O próprio diz que fez as músicas do fundo de seu verdadeiro coração,sem interferências externas.

O disco abre com a sensacional
"Imunização Racional (Que Beleza)", a qual mostra como a cultura Racional o fez enxergar o mundo de uma maneira mais positiva (existe até um clipe feito por um fã,é só procurar e vão gostar).
Temos mais posteriormente a faixa "Bom Senso" que conta como a vida do gordinho (assim como os autores do blog) era triste e difícil,principalmente na época em que viveu nos EUA.Em 2006,com o relançamento dos dois "Tim Maia Racional",ganhou um clipe-animação muito legal.

O álbum possui uma energia gigantesca(não é a toa que foi considerado o 17º disco mais importante da música brasileira pela revista Rolling Stone),além da exaltação constante e exacerbada da cultura Racional.Depois de um tempo,Tim não notava as mudanças prometidas, ficando desiludido com as idéias da cultura racional.Alguns meses depois, o cantor desligou-se do grupo e proibiu o relançamento de "Racional" e seu sucessor, "Racional 2", de 1976.Os dois volumes foram relançados pela gravadora Trama em 2006,dessa vez em CD.

É um dos vinis mais difíceis de se encontrar por aí,devida a baixa tiragem e a destruição de vários exemplares após a saída de Tim da religião.

Curiosidade: Após o lançamento do álbum, Tim Maia passou um bom tempo divulgando o livro Universo em Desencanto, inclusive enviou o livro para James Brown, Curtis Mayfield e John Lennon, o último respondeu de forma irônica, mandando-lhe uma foto nua acompanhada da mensagem:"Dear freak, / I don't understand portuguese. What abou LISTEN to this photo?". Tim ficou extremamente puto e disse aos jornais que Lennon não viveria mais do que 9 anos (hahaha).

Download do disco

Abraços Obesos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário