sábado, 2 de outubro de 2010

The Who - Tommy (1969)

Para abrir as postagens dos discos internacionais, vou começar com um que já é clichê e, no mínimo, obrigatório pra qualquer um que se considere um ouvinte da boa música , a ópera-rock Tommy dos ingleses do The Who.

Banda de rock britânica surgida em 1964. A formação original era composta por Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). O grupo alcançou fama internacional, se tornou conhecido pelo dinamismo de suas apresentações e passou a ser considerado uma das maiores bandas de rock and roll de todos os tempos. Eles também são julgados pioneiros do estilo, popularizando entre outras coisas a ópera rock , sob a liderança de Pete Townshend.

Quando foi lançado em 1969, Tommy levou o Who ao sucesso mundial do dia para a noite, o disco conta a história de um garoto cego, surdo e mudo  por culpa de uma espécie de trauma  e que encontra um meio de ter contato com o seu mundo através de espelhos e do pinball. O disco, além de ter uma história maravilhosa criada pelo gênio Townshend, possui música da melhor qualidade possível que faz você querer ouvir esse clássico trocentas vezes e nunca enjoar, principalmente se você estiver com o LP em mãos!!

O albúm começa com a instrumental "Overture" de 5:00 min. que explica o desaparecimento do Captain Walker, pai de Tommy, durante a Primeira Guerra e que já deixa você meio que extasiado com os acordes, arranjos, pesos, instrumentos e etc. Sem dúvida uma das mais chamativas do albúm que segue com "It's a Boy" e "1921" que falam do nascimento de Tommy no dia em que a guerra termina e a outra fala da esperança da mãe, agora com um novo amante, para com um ano melhor para todos da família. Logo em seguida vem outra instrumental que segue o mesmo estilo da primeira, "Sparks" e uma de Sonny Boy Williamson, "Eyesight To The Blind", claro que todas estão dentro do contexto do albúm.
Há outros personagens, Kevin, primo de Tommy que adora tratar o primo feito lixo quando os pais deles não estão por perto, e o seu tio Ernie que é pedófilo (não precisa falar mais né?)

Tommy ganhou uma versão para os cinemas em 1975, dirigida por Ken Russel, que conta no elenco artistas como Jack Nicholson, Eric Clapton, Elton John, Tina Turner, Ann-Margret, Oliver Reed, entre outros.
O filme rendeu alguns prêmios e na época fez MUITO sucesso..e vale muito a pena assistir quem curte The Who e coisas do tipo. Mas um outro dia eu posto aqui os links para o filme, se eu achar..mas por enquanto fiquem com o disco que na minha opinião é o melhor já feito na história.

Download do Disco

Nenhum comentário:

Postar um comentário