sábado, 2 de outubro de 2010

Hot Rats - Frank Zappa (1969)

Este é o primeiro álbum solo de Zappa após a dissociação do Mothers Of Invention.Reza a lenda que Zappa foi até sua gravadora,Reprise Records, e viu uma cena que o deixou extremamente chocado.Viu o mestre Duke Ellington pedindo um mísero adiantamento de 10 dólares sendo negado pelos chefões da grvadora.
Assim,o Mothers foi extinto e Zappa saiu à procura de novos músicos para seu trabalho solo.Os escolhidos foram os violinistas Don Harris e Jean-Luc Ponty, o tecladista Ian Underwood( único ex-Mothers a participar do álbum) e o chapa de longa data Captain Beefheart.

O álbum possui caracteríticas de um free-jazz,lembrando muito as famosas( e algumas intermináveis) jam sessions.è um álbum totalmente instrumental,com uma pequena participação de Beefheart em uma faixa.

A primeira música é "Peaches En Regalia",uma prévia da exuberância instrumental que o ouvinte encontrará no disco.Seu ataque furioso, demostrando a técnica estonteante de Zappa, Harris, Ponty e Underwood, até hoje soa impressionante, fazendo qualquer pessoa que goste de música e não a conheça parar, respirar fundo e perguntar que diabos está acontecendo.
 Depois vem "Willie The Pimp" com Captain Beefheart colocando seu vocal característico, que introduz um dos melhores solos gravados por Frank Zappa, com mais de sete minutos de duração. Zappa usa magistralmente o efeito wah-wah em uma explosão sonora que faz sua guitarra soar como várias em uma só.

Uma curiosidade engraçada do disco é a própria capa,em que todos acham que é o próprio Zappa.Na verdade,trata-se de Christine Frka,uma groupie que seguia Zappa desde sua época no Mothers Of Invention.

Download do disco

Abraços obesos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário