segunda-feira, 29 de novembro de 2010

[Vídeo] Green Day - Longview


Acho que todo mundo já ouviu falar de Green Day e até quem está por fora já deve ter ouvido umas músicas deles, né?
O problema é que muita gente anda ouvindo só o que o Green Day faz hoje em dia e não o que eles fizeram lá pros anos 90, que foi, na minha opinião, a melhor fase da banda.
No vídeo que estou disponbilizando aqui, dá pra ver que os caras eram bem novos ainda..ta certo que eles não são senhores hoje em dia, mas nesse vídeo da pra ver que não estavam nem perto dos 30 anos de idade e pulavam muito mais do que pulam agora, levando em conta que eles ainda agitam MUITO em seus shows ate hoje. Mas acho que back to the 90's a gente podia perceber aquela energia somada com a rebeldia das letras, da música e dos caras.

Não sei ao certo de que ano que é esse vídeo, acredito que seja entre 1993/1995, alguma coisa por ae, me corrijam se eu estiver errado, por favor =D.
Acho que o principal motivo por ter escolhido essa música foi a linha de baixo inconfundível e completamente, absurdamente, abundantemente maravilhosa..apesar de um tanto quanto simples. Mike Dirnt realmente se superou nessa música, com uma linha que se repete por quase toda a música e que tem um poder na sua cabeça que te faz pegar seu baixo ou seu violão ou qualquer outra coisa que emita sons e tentar tirar e tocar junto.
E o fato da canção começar só com uma introdução de bateria que antecede esse baixo poderoso de Mike, dá mais destaque ainda ao trabalho desse baixista simples e incrível.
Dá pra perceber claramente o som do Fender Precision diferenciando de vários outros modelos de baixos, os agudos do P-Bass realmente encaixam com maestria no punk.
A voz de Billie Joe entra "limpa", sem sua guitarra blue extremamente distorcida, o que da continuidade ao baixo de Dirnt e à bateria de Tré Cool.
Acho que o mais bacana dessa música são as "oscilações" de velocidade, agressividade e tempo..coisa que muda bastante a atmosfera dando um toque bem original.

Ah sim, uma curiosidade pra lá de interessante: Mike Dirnt escreveu essa linha de baixo que eu vangloriei e "endeusei", sob o efeito de LSD. Billie Joe conta a experiência que foi bem engraçada em um programa de entrevistas estadunidense no qual não me vem o nome à cabeça no momento, mas um dia eu coloco-o aqui..se eu achar em uma qualidade bacana. =]

Abraços obesos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário