sábado, 20 de novembro de 2010

The Velvet Underground - Loaded (1970)

Já que Lou Reed fará apresentações aqui esses dias e que ontem eu peguei autógrafo e foto com ele e estou empolgado por conta disso até agora, vou colocar aqui um disco do mesmo, na verdade não é exatamente só do Lou Reed, é da banda que fez ele ficar famoso, a famosa The Velvet Underground. E não vou colocar o mais do que clichê Peel slowy and see porque senão não teria graça hahaha, vou colocar um que é um pouco menos conhecido se comparado com esse, mas é igualmente bom, pessoalmente é o meu favorito da banda. O Loaded de 1970.
Nesse 4º disco do Velvet que já não tem a presença de Nico (que foi expulsa da banda depois da gravação do The Velvet Underground and Nico, em 1967), dá pra perceber uma sonoridade diferente se comparado ao primeiro da banda, que era bastante experimental. Acho esse um pouco mais pop do que os seus 3 antecessores. Nesse albúm há também algumas músicas que acabaram trazendo mais fama ainda para a banda, "Who loves the sun", "Sweet Jane", "Oh! Sweet Nuthin'" são alguns exemplos.

"Who loves the sun" é a primeira música do disco e tem um ar bem pop, se você estiver levando em consideração os anos 60 e começo dos 70, obviamente. Tem aquele ar bem hippie, com um instrumental calmo e backing vocals bem sossegados. A voz bem relaxante de Lou é de estranhar um pouco, pelo menos pra mim que to acostumado a ouvir a voz dele oscilando mais para os graves e tal.
Uma música que fez um bom sucesso quando foi lançado o disco foi "Sweet Jane", essa faixa me lembra um pouco ainda as do primeiro LP do grupo, apesar do ar pop ainda estar bem perceptível ana atmosfera da música, mas acho que a levada da música ainda tem bastante influência do albúm de 1967 e também de Andy Warhol. O que difere principalmente uma coisa da outra é a voz que é meio "limpa" e não aquela coisa mais arrastada dos primeiros albúns do conjunto.
Na sequencia temos "Rock & Roll", essa canção me pareceu bem moderna para a época em que foi lançada, muitas bandas de rock n roll decente de hoje em dia fazem um som "novo" muito igual ao som dessa música, claro que o som das guitarras e da gravação no geral ainda tem aquele nível meio baixo da época, mas quando você ouve essa faixa você consegue ter mais ou menos uma idéia da influência de Reed e do VU para toda a música até hoje, e não só a alternativa.
"Cool it Down" começa já com Lou Reed e a banda cantando juntos a letra com um instrumental bem básico numa bateria mais básica ainda, novamente a influência do pop da época prevalece, principalmente na parte do refrão e do instrumental, não dá pra ver quase nada do estilo que os fizeram ficar famosos nos anos 60. Falando dessa forma, quem lê acha que estou criticando negativamente a canção e até o albúm, muito pelo contrário..se eu não gostasse dessa música tem teria comentando sobre ela, mas é só pra ver se da pra perceber melhor a diferença de um albúm para o outro =D
A "New Age" é uma um pouco mais demorada e lenta, nessa sim podemos ver mais do Velvet antigo, a mescla do alternativo com o pop nessa ficou bem legal, como se fosse uma espécie de balada alternativa e tal.
O instrumental de "Head Held High" é rápido e seus vocais um pouco mais gritados me lembram um pouco o som do Creedence, a música é bem acelerada e tem uma energia bem legal se comparada com as outras do albúm.
Acho que a próxima é uma das melhores do disco, "Lonesome Cowboy Bill" tem aquele ar bem pop dos anos 60/70 e com o instrumental bem simplório enquanto Reed divide os vocais com o  resto da banda nos backing vocals, a diferença dessa música acredito que seja no refrão que é bem grudento e repetitivo, com uma letra bem simpática também.
Outra que puxaram bastante para a influência do primeiro albúm é "I found a Reason", na verdade ela é mais puxada pro pop-rock mais lento, tipo aquelas bandas mais hippies mesmo e coisa assim, mas acho que devido a lenta progressão da musica, nos da a impressão de ser mais alternativo.
Um riff no baixo muito bom abre "Train round the bend", acho que nessa música podemos ver uma sonoridade bem parecida com a sua anterior, tirando que não é lenta, é um pouco mais acelerada e com vocais mais entusiasmados. Bem rock n roll essa, outra que me lembra o Creedence Clearwater Revival.
Para fechar esse albúm que eu achei relativamente moderno para a época na qual o mesmo foi lançado, a banda toca outra que fez bastante sucesso na época, "Oh! Sweet nuthin'" é a mais longa do disco, com quase 7 minutos e meio de duração, essa sim acho que fica bem claro a mistura do pop com o alternativo de um jeito bem bacana e avançado pra época, acho que nessa eles fizeram coisa que só iam virar moda mesmo nos anos 90 pra cima.

Abraços obesos

Download do disco

Um comentário:

  1. Um dos melhores albuns de rock 'n' roll de todos os tempos!Obrigatorio em qualquer discoteca! - Marcio Silva de Almeida/Joinville/SC

    ResponderExcluir