terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dropkick Murphys - The Warriors Code (2005)

Dropkick Murphys é uma banda estadunidense de Celtic Punk/Hardcore Punk formada em Massachusetts. O som da banda é muito influenciado pelo hardcore e, principalmente, pela música irlandesa. Apesar de haver bastante controvérsia sobre o nome da banda e sua origem, a explicação mais convincente é de que o nome veio de uma clínica de reabilitação, a "Dropkick Murphys".

O disco que mostrarei aqui hoje é o The Warriors Code, de 2005, que foi um dos discos mais vendidos da banda e que alcançou consideráveis posições nos ranking's através do mundo, ainda mais para uma banda de celtic punk.
A gaita de foles e o piano dão início a "Your Spirits Alive" de um jeito bem calmo e te lembra bastante alguma música dos anos 80..aquelas bem broxantes hahaha. E essa imagem permaneceria em sua mente se não fossem os próximos segundos, quando a gaita e o piano dão espaço para o peso do punk e a voz berrada dos vocalistas (muitas das músicas do Dropkick Murphys tem seus vocais divididos entre os integrantes). Com essa canção você, brasileiro, percebe que vai começar a ouvir uma coisa bem diferente do que está acostumado, a incrível e inusitada mistura de punk com a música irlandesa (mistura inusitada para nós, brasileiros) parecem se dar tão bem que você fica louco pra achar algum amigo que toque gaita de foles pra te acompanhar em alguma nova banda.
Com a música "The Warriors Code" você consegue confirmar que a mescla de estilos da primeira faixa não era só uma coisa passageira, como uma experiência do grupo pra ver se ficava legal (apesar da banda tocar esse estilo há anos). Aqui temos outra que mistura vários vocais, com o punk e a fabulosa gaita de foles, bem aguda, fazendo toda a diferença do mundo na sonoridade da banda.
"Captain Kelly's Kitchen" é uma música que me lembra um pouco o som do Matanza...letras falando de piratas, embarcações, bebida e etc. Tirando o seu final bem clichê do blues, a música segue o mesmo estilo das outras mas só que dessa vez com mais influência "das docas", você com certeza se lembrará de Piratas do Caribe ouvindo-a hahahaha.
Um riff de guitarra abre "The Walking Dead" e nessa canção temos a ausência dos instrumentos celticos e da música irlandesa, mas claro que não totalmente. Mesmo só com o básico (guitarra, baixo, bateria) ainda conseguimos perceber um som bem diferente do punk e hardcore cru.
E como se fosse uma continuação de sua antecedente, "Sunshine Highway" se parece muito com a que acabei de comentar, mas nessa temos a volta da gaita de foles no fundo dando uma atmosfera bem diferente e um ritmo um pouco diferente de sua anterior.
Em "Wicked Sensitive Crew" a bateria e a gaita entram de um modo que me lembrou bastante aqueles festivais americanos que acontecem mais no interior (to falando besteira demais) mas ela segue a levada de suas antecedentes, mas senti que nessa a gaita de foles prevalece um pouco sobre os outros instrumentos.
"The Burden" é um punk clássico, apesar de não ter todo o peso do punk, mas tem um refrão muito grudento e um ritmo bem simpático que combinam bem com as vozes dos vocalistas. Essa é mais uma que não ouvimos a influência irlandesa dos integrantes do grupo.
Tendo a mesma sonoridade da anterior, "Citizen CIA" se difere da que falei agora na questão do peso. Uma música com um peso bem marcante das guitarras distorcidas e rápidas, tão rápidas quanto a duração da música que te faz colocar pra ouvir de novo, porque é muito boa.
"The Green Fields of France" não tem absolutamente nada de punk e praticamente tudo de céltico e irlandês, uma música que se destaca bastante das outras do disco devido a ausência do hardcore, apesar de ser muito mais parada do que as anteriores..é uma música muito agradável e igualmente boa a suas companheiras de albúm. Cheia daquelas flautas célticas das quais os nomes não saberei dizer agora e uma gaita beem lá no fundo.
Pra voltar ao som mais original da banda, temos "Take It And Run", outra das poucas músicas do albúm que se trata apenas do simples, rápido e conhecido punk rock
Agora teremos a música mais conhecida e, particularmente a minha preferida, do Dropkick Murphys "I'm Shipping Up To Boston" é uma música de Woody Guthrie, que também compôs a letra, e o Dropkick Murphys fez sua versão da canção. Apesar de ser um cover, a música apresenta uma sonoridade simplesmente incrível, o mais puro hardcore com o melhor da música irlandesa. Abrindo com o som de violencelos, baixos, banjos e cordas no geral..a música continua só o instrumental por um tempo com uma verdadeira salada dos mais variados instrumentos, instrumentos que já apareciam em outras horas durante o albúm, só que dessa vez com muito mais destaque. E quando as vozes entram podemos ver o mesmo peso das outras faixas do albúm , só que dessa vez tudo se casa com a maior perfeição..não há uma pessoa que eu conheça que ouviu essa música e não a tenha gostado ou colocado pra ouvir mais umas 3 vezes após. E quando terminarem de ouvir esse albúm, procurem a versão de "Im Shipping Up To Boston" ao vivo no youtube, simplesmente incrível..postarei aqui depois.
Seguindo com o albúm, "The Auld Trianglehahaha. E ela tem um refrão bem pegajoso também com várias das flautas célticas que já citei anteriormente.
Um acorde bem distorcido e misturado com a gaita de foles abrem "The Last Letter Home" de uma forma muito boa, o "riff" feito na gaita começa muito bem a faixa, aliás, a gaita nessa música tem um destaque bem bacana que vale a pena destacar junto com as vozes.
"Tessie" é a última faixa do albúm e começa com a voz de uma narrador de futebol americano que dá espaço  para um piano típico daqueles salloons e a voz de Al Barr, e logo depois entra a banda com guitarras, baixos, gaitas de foles, banjos e tudo mais. Nessa música que fecha o disco acho que eles queriam dar uma misturada final nos estilos que tocam durante todo a gravação, e fazem isso com sucesso.

Dropkick Murphys é uma banda que aqui no nosso país não é tão conhecida infelizmente, mas mesmo assim tem uma qualidade sonora única, até mesmo entre as bandas do gênero e que merece ser ouvida pelo menos uma vez. Eu recomendo a todos que ouçam todos os discos, pois todos são ótimos
.
Curiosidade: A versão da banda de "I'm Shipping Up To Boston" foi usada diversas vezes em muito eventos, filmes e seriados. Faz parte da trilha sonora do filme 'Os Infiltrados' e já tocou também em um episódio dos Simpsons (que tem um tem parecido com o do filme citado)

Download do disco

Abraços obesos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário