quinta-feira, 7 de abril de 2011

Voodoo Zombie - Voodoo Zombie (2008)

 Um estilo inédito no blog dará a sua cara finalmente. Gênero bem diferente de todos os que estamos acostumados a divulgar aqui nesse espaço, apesar de que os outros gêneros que o formam (punk e rockabilly) já terem sido postados no Som de Peso.
Psychobilly é um estilo musical que, geralmente, mistura o punk e o rockabilly (às vezes uma pitada de surf music nisso tudo), e suas letras tem temas geralmente direcionados à filmes de terror, violência e sexualidade, entre outros tabus da sociedade que só se é possível comentar aberta e descontraidamente na música.
A banda que aqui será apresentada não é tão conhecida, principalmente por quem frequenta o blog, imagino, assim como todas do mesmo gênero. Se chama Voodoo Zombie. E é do Chile.
O Voodoo Zombie, por enquanto, tem apenas um disco oficial de estúdio e uma demo lançada em 2006, suas composições são clássicas do psychobilly, mas a voz feminina da vocalista, a lindíssima Katona, consegue dar o ar único da banda. Para dar mais um ar rockabilly ainda, a vocalista se veste à la pin up durante os shows da banda (maravilhosamente, diga-se de passagem haha).
A primeira música do único álbum lançado pela banda até agora, "Manicomio", tem a mistura do punk, com o rockabilly (o baixo faz essa parte com excelencia) e o reverb e notas prolongadas do surf music. Outra coisa interessantíssima é o fato do vocal ser em espanhol, o que deixa o som muito melhor, a voz da vocalista combina perfeitamente com sonoridade, que combina perfeitamente com o estilo e o peso equilibrado do disco.
Em "Abduccion" percebemos o quão difícil é definir pra que lado o som da banda é mais puxado, visto que conseguem mesclar 3 estilos diferentes tão bem, distorção do punk, baixo do rockabilly e momentos com uma pegada mais "praiana". Temos um solo curto, porém, bem destacado na música que segue com vocais um tanto quanto desesperados da vocalista.
"Tierra de Zombies" tem a influência clara do surf music que tanto comento aqui nessa postagem e, acredito, de Dick Dale. Além de, claro, ter uma letra que resumi bem o principal tema da banda e de todo o gênero musical num todo. ótima música, ótima!
Temos uma demonstração bem convincente da melodia na voz de Kata Zombie em "La Noche de San Juan", uma música mais "lenta", lembrando bastante músicas mexicanas e latinas no geral, com vocais femininos muito bonitos. Não se engane pela aparência e sonoridade da banda! Apresentam bastante talento para outros ritmos também.
Outro riff de surf, desta vez em "El twiste de La Pin Up Zombie", uma das grandes músicas do álbum, vocais de fundo bem simpáticos e a voz sexy de Katona Zombie enriquecendo a música com suas letras tenebrosas e variações do surf com o punk durante a canção, uma bateria muito precisa e com viradas clássicas completam essa incrível música.
A próxima música é, sem dúvida, uma das melhores do álbum, pelo menos para mim, é claro. "Pandemia" começa com outro riff básico da banda, letras sobre zumbis e vírus que contagiam todo o planeta e etc. Mas essa música tem algo de especial que a deixa diferente das outras, não sei dizer, é muito legal mesmo Tem um clipe bem bacana e independente, que eu recomendo que assistam logo depois de ouvi-la. Mas parece que a banda mostra seu entrosamento nessa música, não sei dizer. A distorção das guitarras dá mais ênfase nessa canção, com uma ótima performance da vocal e do restante da banda. Completamente viciante, sem dúvida alguma. Ouvirá a mesma várias outras vezes durante o dia, com certeza, haha.
"Camino de Sangre" tem uma velocidade impressionante e também é uma das minhas preferidas da banda, com um baixo bem destacado ao longo da banda e com uma melodia que gruda na cabeça, a pegada punk da banda mostrasse canaliza por completo nessa música, mas com a voz feminina diferenciando de todas as outras.

Voodoo Zombie é sem dúvida uma banda que DEVE continuar a fazer discos no mesmo estilo, mesma qualidade e com a mesma formação. Ótima banda, ótimo desempenho e um incrível primeiro álbum.
Obs. Tocarão na Virada Cultural em São Paulo esse ano, as 4h da manhã na Julio Prestes, ao lado de bandas como Irmandade do Blues, Misfits, Edgar Winter, Texas Hippie Coalition, Blitz e RPM. Vou tentar não perder, porque vai ser FODA!

Download do disco

Abraços obesos.

3 comentários:

  1. Vamos ver se essa banda é boa mesmo. Algumas sugestões: The Grit, Reverend Horton Heat, The Creepshow, My Bloody Valentine e The Tower of Blocks. Conforme surgir mais coisas, vou passando.
    Abraço.
    Leandro (teacher)

    ResponderExcluir
  2. Opa! Valeu pelas dicas de bandas, Leandro! Grande abraço. =D

    ResponderExcluir
  3. opa,gostaria de lembrar a você que ja saiu o segundo deles,que por sinal foi o show da virada.
    e por falar em virada,katona estava linda de morrer.pena estar tão longe .
    escutem o santa morte e mais voodoo zombie,sem esquecer que vudu é pra jacú!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir