segunda-feira, 18 de abril de 2011

The Vaccines - What Did You Expect From The Vaccines? (2011)

Comentei, via twitter, que ia postar alguma coisa mais puxada para o indie na próxima postagem do blog. Escolhi uma banda nova (conheci há pouco mais de três semanas) no estilo e no cenário musical, o The Vaccines, e o seu primeiro e único disco até agora, "What Did You Expect From The Vaccines?"
Comecei a dar mais atenção a esse estilo recentemente, praticamente na mesma época em que comecei a ouvir a citada banda, e estou realmente viciado no indie atual, haha. Eu andava meio desacreditado com o andamento que a música contemporânea havia levado, mas são com bandas jovens como The Vaccines e etc, que até pensamos que há um pouco de esperança na música.

Os ingleses do Vaccines abrem seu álbum com uma música perfeita para tal. "Wreckin' Bar (Ra Ra Ra)" é uma daquelas músicas que qualquer tipo de pessoa gosta. Animada, rápida, com vocais entusiasmados e bem curta. Não tem como não ouvir ela dezessete vezes por dia, vão por mim. O refrão com certeza ficará na sua mente por umas duas semanas seguidas.
Uma das características da banda é a habilidade de fazer refrões grudentos junto com músicas simples. "If You Wanna" é um bom exemplo disso, com vocais cantados um tanto quanto arrastados, como se estivesse cansado ou com sono (outra marca deles. De todo o estilo, na verdade.) com letras que falam de relacionamentos, festas e outras coisas no gênero.
Achei o riff de "Blow It Up" bem harmonioso, bem legal e tal. O refrão dessa música, não sei o motivo, me lembra DEMAIS a música "I Should Have Known Better", dos Beatles.
"Wetsuit" tem um começo que me parece feito por um violoncelo, ou um teclado/sintetizador bem no grave, mas não vou me arriscar a afirmar nada, porque não tenho ouvido absoluto. haha. A música mantém o ritmo mais parado e com refrão grudento, uma música mais calma que suas antecessoras.
O riff de "Norgaard" deixa claro a influência de Garage Rock da banda, mantendo um estilo mais agitado e animado, podemos ver nessa as diversas inspirações da banda.
Um dos singles do disco, "Post Break Up Sex" é outra com uma levada contínua e refrão grudento, letra bem interessante (aposto que muitos (as) jovens vão se identificar com essa) uma música e letra que abrangem bem o que muitos jovens sentem muitas vezes.
Um riff bem interessante em "Wolf Pack", que mostra mais um pouco das influências sessentistas e oitentistas da banda. O riff dá suas caras apenas no começo da música, como se quisessem mostrar para todos que não é só o indie e o alternativo que os inspiram. Deixam o riff no começo e depois partem para o que eles tocam normalmente. Utilizam suas influências de modo bem interessante. Pegando referências diretas e colocando em suas músicas, no começo, meio ou fim. Não se apegando diretamente ao estilo que tocam e esquecendo dos que fizeram sua formação musical.

Não sei se escrevi pura bobagem aqui ou se alguma coisa do meu texto tem coerência com a realidade. Aposto que muito indie/hipster vai meter o pau na minha avaliação, mas não posso fazer nada quanto a isso. De qualquer modo, apenas baixe o álbum e curta o som. Porque é bom, e é pra isso que eu escrevo nesse blog.

Abraços obesos!

Download do disco

Nenhum comentário:

Postar um comentário