![]() |
O símbolo do Manguebeat. |
O Manguebeat contém influências de ritmos originais de Pernambuco, como o famoso Maracatu, frevo e etc, ao rock, hip hop, funk, punk, hardcore e música eletrônica. Resumindo, o estilo era incrivelmente rico em estilos musicais, culturais e ideológicos.
![]() |
Chico Science |
O nome Mangue, vem do fato de que o mangue de Pernambuco apresenta uma das maiores bio-diversidades do planeta, e a situação de Recife na época estava acabando com toda essa cultura de seres vivos incríveis. A proposta dos músicos era fazer uma música que fosse tão diversificada e rica culturalmente que nem o mangue, daí que podemos ver as mais diversas influências. Do Maracatu ao Punk rock, passando pelo samba, rock, frevo e funk.
O Manguebeat sofreu uma baixa lastimável no ano de 1997, quando o vocalista, gênio e um dos maiores artistas do Brasil contemporâneo, Chico Science, morreu em um acidente de automóvel.
![]() |
Nação Zumbi |
Na verdade, meu resumo sobre o estilo já foi escrito. O que pretendia fazer era postar um trecho do Primeiro Manifesto do Mangue, escrito em 1992, pelo Fred 04, e colocar mais alguns links para download de pelo menos três bandas importantíssimas na formação do Manguebeat no início dos anos 90. O Mundo Livre S/A, o Sheik Tosado e, obviamente, Chico Science e Nação Zumbi.
Antes de linkar os álbuns aqui para vocês, gostaria de colocar o trecho final do Manifesto.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mangue, a cena
Emergência! Um choque rápido ou o Recife morre de infarto! Não é preciso ser médico para saber que a maneira mais simples de parar o coração de um sujeito é obstruindo as suas veias. O modo mais rápido, também, de infartar e esvaziar a alma de uma cidade como o Recife é matar os seus rios e aterrar os seus estuários. O que fazer para não afundar na depressão crônica que paralisa os cidadãos? Como devolver o ânimo, deslobotomizar e recarregar as baterias da cidade? Simples! Basta injetar um pouco de energia na lama e estimular o que ainda resta de fertilidade nas veias do Recife.
Em meados de 91, começou a ser gerado e articulado em vários pontos da cidade um núcleo de pesquisa e produção de idéias pop. O objetivo era engendrar um *circuito energético*, capaz de conectar as boas vibrações dos mangues com a rede mundial de circulação de conceitos pop. Imagem símbolo: uma antena parabólica enfiada na lama.
Hoje, Os mangueboys e manguegirls são indivíduos interessados em hip-hop, colapso da modernidade, Caos, ataques de predadores marítimos (principalmente tubarões), moda, Jackson do Pandeiro, Josué de Castro, rádio, sexo não-virtual, sabotagem, música de rua, conflitos étnicos, midiotia, Malcom Maclaren, Os Simpsons e todos os avanços da química aplicados no terreno da alteração e expansão da consciência.
Bastaram poucos anos para os produtos da fábrica mangue invadirem o Recife e começarem a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. A descarga inicial de energia gerou uma cena musical com mais de cem bandas. No rastro dela, surgiram programas de rádio, desfiles de moda, vídeo clipes, filmes e muito mais. Pouco a pouco, as artérias vão sendo desbloqueadas e o sangue volta a circular pelas veias da Manguetown.
Leia o Manifesto na íntegra
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Acho que lendo esse trecho final do texto de Fred 04, podemos ver bem a situação em que os moradores de recife se encontravam social e psicologicamente. Recomendo que leiam todo o texto, que não é nada grande, e tentem entender mais sobre esse estilo incrível que é o Manguebit, ou Manguebeat, ou Mangue.
![]() |
Mundo Livre S/A |
Link para os álbuns das principais bandas idealizadores e propagadoras do Movimento.
Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama Ao Caos (1994)
Chico Science & Nação Zumbi - Afrociberlia (1996)
Sheik Tosado - Som de Caráter Urbano e de Salão (1999)
Mundo Livre S/A - Samba Esquema Noise (1994)
Mundo Livre S/A - Guentando a Ôia (1996)
Abraços obesos!
Caríssimos,
ResponderExcluirO Manguebeat é das mais inteligentes manifestações musicais da cena brasileira e Chico Science o seu Profeta!
Parabéns pelo belíssimo e - também - inteligente blog!
Abs.
Carlos Martins