sexta-feira, 25 de março de 2011

Stevie Ray Vaughan - Texas Flood (1983)

Finalmente voltei a postar aqui no Som de Peso, depois de um loongo período sem dar as caras por aqui e prometendo semanalmente ao Bruno que postaria algo toda semana. Mas, finalmente, estou de volta no blog e vou recomeçar aqui com um disco obrigatório para verdadeiros amantes do blues e da boa música e boa guitarra. O disco é Texas Flood, do mestre Stevie Ray Vaughan

O disco começa com a 'suave' Love Struck Baby, uma blues comum, que tem sua introdução em um grudento riff de guitarra e que abre muito bem o álbum. Acho que a sacada de SRV em colocar uma música mais calminha e sem tanta pegada no começo conseguiu enganar direitinho os que acreditavam que o disco seria mais um de blues, mais um clichê do blues. A música que procede Love Struck Baby entra nas suas bolas com toda a força e pegada de Ray Vaughan, 'Pride and Joy' foi um dos maiores sucessos da curta e brilhante carreira de Stevie Ray Vaughan e é uma música que resume perfeitamente bem todo o estilo e alma do músico, uma voz marcante e rouca com uma guitarra plugada em um amplificador valvulado e usando todo o peso e feeling que trouxe consigo do Texas.
Texas Flood dá continuação ao brilhantismo musical de Stevie Ray Vaughan e mostra todo o seu talento quando se trata de músicas mais longas e lentas, com diversas frases incríveis em sua guitarra que estala em seus ouvidos com toda a força, fazendo-o fechar os olhos, curtir e sentir a musicalidade do artista.
Em "Tell Me" podemos ver mais um blues comum, ao estilo da música que abre esse disco, porém, dessa vez, com toda a pegada de SRV de sua maravilhosa banda que o acompanhava, o Double Trouble. O solo da música é bem rápido e com um ritmo um tanto quanto frenético e bastante extenso. Ótima música.
"Testify" é outra bastante conhecida dele, um instrumental muito bem tocado, um espécie de blues rock muito diferente do que estavam acostumados na época e até os dias de hoje. A cada faixa que passa parece que a musicalidade desse incrível texano não acaba ou desce um nível, está sempre ascendendo e surpreendendo. Pegada completamente única e velocidade simplesmente incrível, o riff de entrada ficará na sua cabeça por horas e te fará ouvir várias e várias vezes de novo
Um dos melhores instrumentais da carreira de SRV está nesse disco, e se chama "Rude Mood". A música com claras influencias de mestres como Clapton e Albert King (como o próprio músico disse em entrevista uma vez) música tem uma sonoridade meio que especial, um som sujo, como o próprio nome propõe, um gigante solo de guitarra com uma música de fundo só dando base para tudo aquilo, não tem como não abrir a boca de impressionado com a velocidade que os dedos do cara possuem, e tudo isso somado aos mais profundos sentimentos desse texano.
Outra que era presença constante nos shows do SRV & Double Trouble é "Mary Had A Little Lamb", música tradiconal que a banda musicou com maestria e permanece sendo adorada por muitos e tocada em muitos filmes até hoje, nessa podemos ouvir a voz mais calma de Stevie, não tão rouca ou estalada como sua guitarra, frases e solos se destacam durante toda a duraçao da canção.
Mais um slow blues dá a sua cara com "Dirty Pool" e temos um longo e maravilhosamente bem tocado solo de guitarra do mestre, e temos solos constantes durante toda a música.
A introdução de "I'm Cryin'" vai fazer-te lembrar muito da guitarra de "Pride and Joy", a música no geral lembra muito a já citada acima, mas o solo tem toda a característica diferenciada de Ray Vaughan.
A última e brilhante música desse incrível disco é belíssima "Lenny", outra que é, pra mim, um dos melhores instrumentais de Stevie e tem um feeling de dar inveja em qualquer músico que você imaginar, essa música longa e absurdamente bem tocada fecha esse disco fodido com maestria, um disco que todo fã de verdade de blues deve ouvir e ama-lo com todas as forças, as frases e solos que Vaughan apresenta nessa última faixa te fazem relaxar e ouvir pelo menos mais duas vezes seguidas o disco e procurar ouvir mais desse Gigante da música, o cara que revolucionou o blues nos anos 80, uma época em que o eletrônico dominava e saturava todo o mundo, músicos como Stevie Ray Vaughan mudaram toda uma época.

Download do disco.

Abraços obesos!

Um comentário:

  1. Adoro o Stevie Ray Vaughan. O problema é que até hoje não aprendi como pronunciar o nome dele corretamente hahaha.
    Beijos.

    ResponderExcluir