domingo, 20 de maio de 2012

Crank - A Night In The Cave (1971)

Crank é uma banda americana que toca um Blues Rock/Hard Rock de primeira qualidade. A primeira canção "Let Go" é um blues rock sensacional, com uma gaita furiosa e acompanhando muito bem os riffs de guitarra.

Logo depois, temos "Give You My Love" ,  onde vemos a similaridade da banda com o Led Zeppelin. Com os mesmos vocais "rasgados"e guitarra forte, características da banda de Plant.

A canção "Don't Push Me Away" é a melhor canção do álbum, na minha opinião. Possui toda a força e energia da banda, com os já citados vocais muito bons e guitarra bem marcante. O solo da mesma na música é memorável.

Infelizmente este post foi um pouco curto, pois as informações sobre a banda são quase nulas. Não consegui achar informações sobre os integrantes, nem sobre ano exato do lançamento desse disco (foi lançado entre 1969 e 1971).

A única informação que consegui foi a tiragem inicial deste LP, com apenas 750 cópias prensadas. Ocorreu um relançamento em torno dos anos 2000 pela gravadora  Rockadelic e remasterizado pela  Master Tapes. Só temos um conhecimento deste som pela popularização dos sites de torrent por aí.



Download do Disco


Abraços Obesos!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Ginger Baker's Air Force - Ginger Baker's Air Force (1970)

Após a dissolução do Cream em 1968 e a tentativa de manter o power trio de pé com a criação do grupo Blind Faith, cada um dos integrantes partiu para carreira solo. Eric Clapton tocou no Delaney & Bonnie, Derek And The Dominos e depois seguiu sua carreira solo. Jack Bruce lançou o álbum Songs Of a Taylor e obteve certo sucesso no ano de 1969. Ginger Baker se uniu a Steve Winwood (já haviam trabalhado  juntos no Blind Faith) e outros músicos para seguir um estilo bem diferente do Cream/Blind Faith.

O Ginger Baker's Air Force é uma banda de Jazz Fusion e possui apenas dois álbuns, este que irei comentar abaixo e mais um lançado também em 1970.
Neste álbum podemos ver como o time de músicos escolhidos por Baker é sensacional. Steve Winwood dispensa comentários, excelente organista. Ainda contamos com a presença de Ric Grech, baixista do Blind Faith e de Danny Lane, guitarrista do The Moody Blues e posteriormente participar do Wings de Paul McCartney.

O disco abre com a música "Da Da Man" que possui um tema sensacional, executado por um sax tenor com maestria pelo antigo colega de Ginger Baker, Chris Wood. É uma canção que foge do jazz fusion de Herbie Hancock , por exemplo. Ele possui uma energia diferente, dá vontade de sair cantando o tema e dançar escondido na sala de casa (haha).
A próxima canção "Early In The Morning" já é mais tranquila e conta com uma flauta muito bela. No final da mesma, acaba acelerando um pouco o ritmo, mas volta à calmaria do começo.

Ainda temos uma versão de "Toad" que é sensacional. Conta com um solo de bateria de mais de 6 minutos!

Enfim, é um álbum que foge do convencional de Ginger Baker. Podemos ver o jeito agressivo e inovador de Baker tocar, além da maneira mais calma de nosso ruivo.
Ele agrada a todos os amantes de Jazz, mas sem perder os seguidores de um bom e velho Rock

Formação:

Ginger Baker - Bateria, percussão e vocal
Steve Winwood - Órgão e vocal
Ric Grech - Baixo e violino
Jeanette Jacobs - Vocal
Danny Laine - Guitarra
Chris Wood - Saxofone Tenor e flauta
Graham Bond - Saxofone Alto
Harold McNair - Saxofone Tenor e flauta
Phil Searman - Percussão


Download do Disco

Abraços Obesos!